08 janeiro 2017

Não relaxe diante de Deus.

   


   Olá pessoal! 
   Uma frase para todos nós: Não se acomode com as coisas de Deus.
   O ensinamento de hoje estarei falando sobre o "relaxar" com as coisas que fazemos para Deus. Eu falo sobre isso porque sei como é fácil entrar na rotina quando temos que fazer algo todos os dias, não demora muito para nos acomodar e começar fazer as coisas do jeito mais fácil ou mais rápido, como não é a primeira vez que estamos fazendo tal coisa não precisa sair "perfeitinho" como no início.
   A Arca da Aliança __ Uma caixa retangular comissionada por Moisés. Na arca havia três dos objetos hebraicos mais preciosos. 1- A jarra de ouro contendo o maná intacto, 2- A vara de Arão e 3- As preciosas tábuas gravadas por Deus com os mandamentos. Em cima de uma tampa de ouro ficavam dois querubins com as asas estendidas de frente um para o outro, olhando para baixo; eles representavam a majestade do Senhor guardando leis e necessidades do povo, o maná representava a provisão de Deus, a vara o poder, as tábuas os preceitos/mandamentos e principalmente a arca representava a presença de Deus.
   Por essa pequena e simples explicação já podemos ter noção da importância da arca. Será que daríamos valor a ela nos dias de hoje? Creio que algumas pessoas dariam sim, com certeza! Porém os Israelitas não fizeram isso, deixaram a arca acumular pó durante 30 anos na casa de um sacerdote, ignorada ali; mas Davi recém-coroado resolve mudar isso.
   Em 2 Samuel 6 podemos ler que Davi planeja uma festa, convida 30 mil pessoas para participar, esta festa era para buscar a arca ignorada e levá-la de volta para a cidade de Davi. Uzá e Aiô são responsáveis pelo transporte, (vale lembrar que Uzá e Aiô são filhos de Abinadabe, dono da casa onde a arca ficou durante 30 anos, Uzá conviveu com a arca.) eles levam a arca em uma carroça puxada por bois e começam a marcha, tudo ocorre bem, por enquanto.
   Chegam em um caminho complicado, a carroça balança, a arca se desloca. Uzá pensando que a arca iria cair estende a mão para segurá-la. Deus irou-se, Uzá morre 2 Samuel 6:7.
   Neste momento o desfile acaba, todos ficam profundamente tristes com o acontecido. A arca é mantida por três meses na casa de Obede-Edom, então Davi volta para recuperar a arca e recomeçar o desfile. E Davi dança com todas as suas forças perante o Senhor 2 Samuel 6:16.
~**~**~
   Agora vocês já conhecem o resumo da história, então venho com a palavra.
   Dois homens, um morto, outro dançando.
   O que essa história nos ensina?
   Que Deus tem suas condições.
    Uzá morre porque não seguiu as condições do Senhor. Em Levíticos 16 o Senhor fala que só os sacerdotes poderiam se aproximar da arca, não erguer com as mãos, mas sim com varas. Em Números 4:15 e 7:9 fala para não tocar nas coisas sagradas se fizerem isso, morrerá. 
   Uzá deveria saber disso, ele era sacerdote e mais ainda, ele cresceu com a arca, talvez isso pode ser a explicação dele ter feito tal coisa. Ele se acomodou com a presença da arca, por um momento se esqueceu da ordem de Deus, o sagrado já não era mais tão sagrado assim.
   Pensando em toda essa situação veio a pergunta: Mas Deus tinha que matar Uzá?. Logo em seguida a resposta: A questão não é porque matou Uzá e sim porque estamos vivos!
   A história de Uzá nos deixa um lembrete: Não se acomodar com as coisas de Deus.
   Quando Davi volta três meses depois para recomeçar o desfile tudo ocorre bem, mas porque? __ Sacerdotes tomam o lugar de bois, o Sacrifício toma o lugar da convivência, os Levitas consagram-se, eles apoiam as varas da arca sobre os ombros de acordo com a Palavra do Senhor 1 Crônicas 15:14-15. Eles não tiveram pressa.
   Deus vem. Mas vem quando ordens são respeitadas, corações estão limpos e a confissão é feita.
   Davi se alegra com a presença de Deus e dança. Davi não consegue ficar parado diante da presença de Deus, mas tudo aconteceu porque as ordens foram respeitadas e a comodidade não teve lugar, o Sacrifício sim.
   Quero terminar esse ensino com uma frase:
   A falta de temor a Deus, leva a morte do homem.



Graça&Paz!



instagram 💛 facebook 💛 youtube  

Comente com o Facebook:


2 comentários:

  1. Nossa, a ultima frase foi forte! Gostei do texto!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado Ana :D . Amo seu blog !!*

      Excluir