20 dezembro 2017

O temor do Senhor

Sifrá e Puá
O capítulo de número 1 do livro de Êxodo destaca duas mulheres que ousaram ir contra a vontade de Faraó. Essas duas mulheres eram as parteiras Sifrá e Puá.
Faraó ordenara que, quando elas fossem ajudar as mulheres hebreias a terem seus filhos, Sifrá e Puá deveriam matar o bebê, se fosse menino, e deixá-lo com vida apenas se fosse menina. O versículo 17 diz que as parteiras temeram ao Senhor e não fizeram tal coisa. Ao serem questionadas por Faraó, elas correram o risco de serem descobertas e punidas, porém a Bíblia não menciona que elas temeram o rei, apenas que lhe apresentaram a devida justificativa, sem sofrer dano algum. A Bíblia nos informa que, com a ajuda dessas mulheres, o povo hebreu cresceu e foi fortificado. Deus se agradou da atitude corajosa dessas mulheres e as abençoou dando a elas família própria (v. 20–21).
As mulheres dessa passagem nos deixaram lições importantes.
Uma delas é que o temor ao Senhor nos faz compreender a vontade de Deus — conforme registrado em Provérbios 9:10a “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” — e nos desvia do mal — Provérbios 16:6 b “com o temor do Senhor o homem evita o mal” — assim, temos coragem e confiança para agir da forma correta, como Sifrá e Puá fizeram.
Outra lição que tiramos é que o temor do Senhor nos livra da morte, pois Sifrá e Puá poderiam ter sofrido punição ao desobedecerem à ordem o Faraó, mas sua vida e integridade foram poupadas, também no livro de Provérbios, número 14, verso 27 está escrito que “O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte” (a morte, nesta reflexão, pode ser compreendida também como a morte espiritual), e não só a vida das parteiras foram poupadas, como também o povo de Israel foi fortalecido pela atitude delas.
Aprendemos ainda com essas mulheres que o temor ao Senhor é fonte de bênção na vida de quem o tem, além de abençoar as pessoas ao redor, como as parteiras abençoaram o povo hebreu. Salomão mais uma vez confirma essa lição em Provérbios 22:4 “A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida”.
Sifrá e Puá foram mulheres corajosas a quem Moisés fez questão de mencionar no livro do Êxodo, mulheres dignas de serem lembradas até hoje, pois eram mulheres tementes ao Deus de Israel.

Jenifer

Comente com o Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário