31 março 2016

O que é humildade?

Juízes 7:1-8
         Ao ouvirmos a palavra “humildade”, com frequência pensamos numa frágil atitude de auto-humilhação, quando, na verdade, ela é a corajosa confiança num Deus fiel. Juízes enfatiza essa verdade mostrando que a humildade é o reconhecimento de que qualquer ato bom ou justo que pratiquemos é resultante da ação de Deus em nós e por meio de nós.
         Compreender a humildade é saber que a vida espiritual divina não depende de força ou habilidade natural. Devemos confiar totalmente no poder e na força de Deus, nos recusando a erguer monumentos ao nosso próprio sucesso ou vitória (juízes 8:27). Tais monumentos podem criar situações de tropeços para nós ou para os outros.
         Em Juízes 7:2, o Senhor preveniu Gideão sobre os perigos de agir pela própria força, tomando a glória para si, em vez de atribuí-la a Deus. Ao reduzir o exército de Gideão a um número tal que, apenas com sua própria força e poder, os israelitas não tivessem chance sequer de permanecerem vivos – quanto mais de derrubarem tão terrível inimigo – Deus garantiu que eles lembrariam que era o Anjo do Senhor quem os estava habilitando por toda a jornada. Em sua infinita sabedoria, Deus sabia que o orgulho do sucesso alcançado por parte dos israelitas os levaria à derrota e que somente por meio de humilde confiança depositada nele é que eles poderiam vencer a batalha.

Nota*
“Deus não está interessado em quantidade, mas em qualidade e ele procura homens e mulheres obedientes para realizarem os seus propósitos. Na verdade, Deus queria especificamente um número pequeno de homens. Assim, os israelitas não ficariam pensando que teriam vencido sem a ajuda de Deus.
Deus tinha planejado um teste com os homens para ver quais eram os mais espertos. O versículo 6 sugere que eles permaneceram de pé, levando a água até a boca com as mãos, e que a lamberam com a língua.

Deus quis limitar o exército de Gideão a uma “excepcional” tropa de trezentos soldados sob o comando celestial. O Senhor não precisava de um grande número de soldados para executar seus propósitos, apenas trezentos homens que se colocassem em posição de total obediência a ele.”

Graça e Paz!*

Comente com o Facebook:


Nenhum comentário:

Postar um comentário